quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Projovem Adolescente: inscrições abertas

O Programa Projovem Adolescente está funcionando em Itumbiara desde 2008, sendo coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), uma parceria do Governo Federal e Governo Municipal, através do programa o prefeito José Gomes da Rocha vem oportunizar os jovens no desenvolvimento humano, inserção social e participação cidadã, dando um passo importante rumo à sociedade que almejamos construir. Em Itumbiara o Programa fica sob responsabilidade da Fundação de Solidariedade (FUNSOL) que tem como atual presidente Maristela Gouveia, é voltado para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou encaminhados pelos Programas e serviços de Proteção Social Especial, como o CREAS, Conselho Tutelar ou PETI, visando complementar a proteção social a família, onde os adolescentes participam de Oficinas Pedagógicas que envolvem artes, dança, cultura, lazer, esporte, cidadania, trabalho, meio ambiente, saúde, direitos humanos e muitas outras.
A coordenadora do Programa em Itumbiara Edinamar Cardoso afirma que tem 80 vagas disponíveis, garantindo aos adolescentes a oportunidade para desenvolverem plenamente suas potencialidades e capacidades, onde os jovens têm direito a uniforme, transporte e lanche diariamente, mas o jovem tem que estar frequentando a escola.
Aqueles que recebem o auxílio Bolsa Família têm que frequentar a escola e um Programa Social numa contrapartida ao benefício oferecido pelo Governo, o que significa que as famílias cadastradas ganham em dose dupla.

Presidente Maristela Gouveia

CREAS realiza seminário de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes

O Seminário será realizado no dia 08 de fevereiro no Palácio 12 de Outubro, com início as 08 horas, intervalo as 11 horas, reinicio as 13 horas, terá um café da manhã e lanche a tarde.
Seminário de Enfrentamento a Violência Contra Crianças e Adolescentes.
Objetivo: - Construção do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência;
- Promover a articulação dos atores sociais, governamentais e não governamentais, na elaboração de estratégias de Enfrentamento da Violência;
- Ampliar e implantar serviços nessa área, otimizar recursos humanos, para o atendimento especializado.
Quem deve participar do Seminário:
- Profissionais da área da Saúde, educação, assistência social;
- Segurança Pública(Policia Civil, policia Militar, Bombeiros e Guardas Municipais);
- Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, Tutelares, Idosos e Pessoa com Deficiência;
- Ministério Público, Justiça Infanto- juvenil;
- Associação dos Moradores, igrejas;
Mídia Local: - Representantes de jornal local impresso, rádio, televisão, etc..

PROJETO "SUSTENTABILIDADE NO RIO PARANAÍBA: NASCE UMA HIDROVIA"

A Prefeitura Municipal de Itumbiara promoverá aos dias 03 de fevereiro (quinta-feira), às 14 horas, no Palácio "12 de Outubro", na Vila de Furnas, uma importante Audiência Pública que terá como objetivos a discussão e deliberações com autoridades constituídas nas esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como com a Sociedade Civil Organizada e a Comunidade em geral, sobre a sustentabilidade no rio Paranaíba, possuindo como escopos, a seara ambiental, econômica e social, e, ainda, a benéfica implantação de uma Hidrovia Regional no rio Paranaíba, trecho entre a Usina Hidrelétrica de Itumbiara(Furnas) e Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada(Endesa), constituindo assim, um processo transparente que trará quietude e seguridade as populações locais e adjacentes.
O projeto a ser apresentado na Audiência abrangerá especificamente as seguintes metas, no aspecto ambiental, elaborar um plano de gestão ambiental dos recursos provenientes do rio Paranaíba, trecho Usina de Itumbiara - Usina de Cachoeira Dourada, proteger a bacia hidrográfica do rio Paranaíba, seja com a recuperação das áreas de preservação permanente, reflorestamento compensatório, com programas de conservação de solos, intervenções diretas no leito como a retirada de parte da vegetação submersa nas áreas inundadas, redução das áreas de desmatamento, minimizando a perda e afugentamento de espécimes da fauna, ou os afins cabíveis, desenvolver ações educativas com os usuários, proprietários rurais, ribeirinhos e população em geral, que levem a uma conscientização enquanto garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado às presentes e futuras gerações, inventariar o patrimônio ambiental natural ali existente, monitorar a exploração dos recursos minerais, no aspecto econômico, possibilitar, futuramente, um novo modal de transporte de cargas; desenvolver o potencial turístico e recreativo, seja por via ecológica, preferencialmente, ou por via comercial tradicional; - viabilizar a realização de competições esportivas náuticas e de torneios sustentáveis de pesca esportiva, especialmente de espécies exóticas como o tucunaré e no aspecto social, proporcionar segurança aos usuários, por meio de estudos de batimetria (largura, extensão e profundidade), sinalizar com boias e placas a rota de navegação, além de identificar os obstáculos naturais que ofereçam riscos, como as rochas submersas; contribuir com a geração de emprego e renda pela nova demanda turística; desenvolver a produção pesqueira, com a implantação de um parque aquícola necessário ao aumento da produção e consumo saudável de proteína a partir do pescado;
Implantados os aspectos de sustentabilidade no rio Paranaíba, desenvolver-se-á a Hidrovia regional, corroborada pela viabilidade política, econômica e social da necessária extensão da Hidrovia Tietê-Paraná-Paranaíba, no trecho entre São Simão e Itumbiara, o que proporcionará uma nova e mais econômica alternativa de transporte dos variados produtos agrícolas e industrializados gerados em nossa região.
O prefeito José Gomes da Rocha, através da Organização da Audiência Pública reitera o convite às autoridades executivas, legislativas, judiciárias, ministério público, segmentos organizados, universidades, órgãos de segurança, empresários, imprensa e a comunidade em geral para participarem desse estratégico fórum de debates e deliberações em benefício de toda coletividade do Sul de Goiás e do Triângulo Mineiro.

Governo de Goiás com nova organização

Pela nova organização do Poder Executivo da administração direta, da Governadoria passam a ser constituídas a Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Articulação Institucional, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública; Controladoria-Geral e Gabinete Militar. A nova lei já foi publicada no Diário Oficial, no Suplemento de ontem, publicado nesta quinta-feira.
As secretarias são agora: Fazenda, Gestão e Planejamento, Agricultura, Pecuária e Irrigação, Cidadania e Trabalho, Educação, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Saúde, Infraestrutura, Ciência e Tecnologia, Cidades, Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Segurança Pública e Justiça. Também fazem parte das secretarias a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Na administração autárquica do Poder Executivo estão agora o Detran, Ipasgo, Junta Comercial de Goiás, Agência Goiana de Comunicação, Agência Goiana de Regulação, Agência de Transportes e Obras, Goiás Turismo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária, Agência de Cultura Pedro Ludovico, Agência de Esporte e Lazer, Agência de Desenvolvimento Regional, Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, Goiás Previdência e Universidade Estadual de Goiás.
Integram ainda a organização do Poder Executivo a Fundação de Amparo à Pesquisa e as entidades paraestatais controladas pelo Estado: Celgpar, Saneago, GoiásParcerias, GoiásIndustrial, Iquego, Agehab, GoiasFomento, Metrobus e Agência de Gás Canalizado. (Goiás Agora)

Prosseguem obras de rede pluvial, em Itumbiara

A Prefeitura de Itumbiara reiniciou as obras de construção de rede pluvial que irá beneficiar os bairros São Sebastião, Vila Beatriz, Setor Rodoviário indo em direção ao Corrego Buriti. Esta rede irá ainda interligar a Rua Osvaldo Cruz com a Avenida Washington Luiz, fazendo ligação também com o Ribeirão Trindade.

Prédio do Forum de Itumbiara recebe melhorias

O prédio do Forum de Itumbiara que se destaca na região da Avenida João Paulo II, ficou mais bonito após sua reforma.
A obra foi entregue dia 22 de janeiro, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Teles, com a presença ainda do secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado, que representou o governador Marconi Perillo; do desembargador Gentio Pio de Oliveira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; de Ronald Cristian, procurador geral do Estado; do desembargador dr. José Paganucci; do prefeito Zé Gomes; do juiz Roberto Neiva, diretor do Forum; e do deputado estadual reeleito, Álvaro Guimarães (PR).

Ônibus sem motorista atinge prédio

Na manhã do dia 25, um ônibus da empresa Sandretur, que estava estacionado na Rua Major Militão, saiu e em seguida bateu em prédio na esquina das ruas Major Militão e Wilson Barbosa. Para surpresa dos presentes, o veículo não tinha motorista. O responsável pelo ônibus, Marcos Antônio, contou que não sabia o que aconteceu pois, segundo ele, “o veículo estava com o freio puxado. Isto nunca aconteceu comigo!”, explicou.
Informou o cabo PM Trajano, que juntamente com o sargento Mariano, atenderam a ocorrência, que este tipo de acidente (veículo sem motorista) “não é comum, é caso raro!”.

NABS atende 27.698 pessoas, em 2010

Segundo informações, do diretor administrativo do NABS, Hilton Monteiro Borghi, a unidade de saúde de Itumbiara, atendeu 27.698 pessoas, em 2010.
Foram procedimentos feitos, como consultas, exames, cirurgias e outros atendimentos.

Inauguração da nova Casa das Irmãs

Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria
No dia 24 de janeiro de 2011, às 9 horas, o senhor D. Antonio Lino, bispo de Itumbiara e o Padre Luiz Fernando, pároco da Paroquia de Nossa Senhora das Graças celebraram a Eucarístia e em seguida o senhor bispo benzeu a nova casa das irmãs, no bairro de Nossa Senhora da Saúde. Foi um momento de muita alegria e de ação de graças para as irmãs e para todas as pessoas ali presentes, benfeitores e amigos. As irmãs estão em Itumbiara desde o dia 3 de fevereiro de 2006, dedicando-se à catequese e visitas às famílias e doentes. A Congregação nasceu na França, em 1796. A sua fundadora Ana Maria Rivier desejava ter mil vidas para fazer, conhecer e amar Jesus Cristo. As irmãs continuam hoje a sua obra de evangelização e educação em 20 Países e procuram por todos os meios realizar o sonho de sua fundadora de fazer e amar Jesus Cristo e sua mãe, Maria Santíssima , as crianças, aos jovens e adultos. Temos uma grande confiança em Nossa Senhora que ela abençõe a nossa missão aqui em Itumbiara e todos que nos ajudam e ajudaram nesta obra de evangelização.
Obrigada a todos!

Operação Tapa-buraco

A administração do prefeito Zé Gomes prossegue a operação tapa-buraco, com 36 homens distribuídos em três equipes, atingindo toda a cidade, como informa o secretário de Infraestrutura, vice-prefeito Chico Balla.
Para o início de abril, está previsto o início das obras de asfaltamento nos bairros de Itumbiara.

BASTIDORES

Ganhando todas
E o Operário Esporte Clube, time presidido por Nilson Freire, presidente da Saneago, tem ganhado todos os campeonatos e torneios de que participou nos últimos meses. Boa fase ou o time é bom mesmo?
Intolerância religiosa (I)
Dia 21 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa, data criada através de projeto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula.
Intolerância...
Intolerância religiosa é algo que nós brasileiros, principalmente nós brasileiros, não podemos permitir em nosso país, terra onde todos sempre tiveram o direito de se manifestar em seus cultos.
Álvaro agradece
Com sua foto estampada em grandes out doors, o deputado Álvaro Guimarães agradece a população pelos 27.074 votos recebidos. Sua posse na Assembleia Legislativa de Goiás será dia 1º, às 14h.
Buriti Alegre
De 07 a 11 de fevereiro os vereadores de Buriti Alegre tem reunião ordinária, sob a presidência do vereador Elcimar Juvêncio.
Buriti Alegre
O vereador Elcimar Juvêncio, presidente da Câmara Municipal de Buriti Alegre, participou na semana passada de reunião da AGM e esteve em visita ao deputado estadual Luiz César Bueno que é “parceiro de Buriti Alegre”, como informa o vereador. Com projeto na mão, Elcimar reivindicou casas populares para a população.
Zé Antônio
O vereador Zé Antônio (PMDB) representou a Câmara Municipal na inauguração da reforma do Forum de Itumbiara.
Bengala
O vereador Divino Bengala, presidente da Câmara Municipal de Itumbiara, se prepara para realizar mudanças na estrutura da sede do Legislativo Municipal, que incluem a instalação de elevador para facilitar o asesso de deficientes. Decisão que tem sido motivo de elogios!
Olho no homem
De olho no prestígio do prefeito Zé Gomes, que se mantém em alta, tem muita gente sonhando em ser candidato a prefeito de Itumbiara pelas mãos do Zé. Aliás, tem candidato a prefeito em cidades da região sonhando com o apoio do prefeito itumbiarense!
Casa de apoio ao portador de câncer, em Barretos
Está marcada para o dia11 de fevereiro, a viagem da comitiva de vereadores itumbiarenses, comandados pelo vereador presidente Divino Bengala, juntamente com o prefeito Zé Gomes, onde irão definir área para compra e construção de casa de apoio aos portadores de câncer, que viajam até àquela cidade paulista em busca de tratamento.
O prédio será erguido em ação conjunta da Administração do prefeito Zé Gomes e dos vereadores de Itumbiara, com 30 apartamentos e toda infraestrura para este atendimento.
Show de Mateus Proto e Daniel
A dupla Mateus Proto e Daniel está colhendo os frutos do sucesso depois de muita luta, pois suas músicas estão sendo muito divulgadas pelas rádios, principalmente de Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.