segunda-feira, 19 de março de 2012

Álvaro homenageia mulheres de Itumbiara


Dep. Álvaro Guimarães entre as homenageadas Tereza Alzira Rocha e Sheila Paiva de Andrade


Rogério Arédio, Tereza Alzira, Álvaro Guimarães, Sheila Paiva e Eduardo de Andrade

Tereza Alzira Rocha e Sheila Paiva de Andrade foram condecoradas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Dezenas de mulheres foram homenageadas na última sexta-feira, 9, em Sessão Solene realizada na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi proposto pela bancada feminina, formada pelas deputadas estaduais Isaura Lemos (PCdoB) e Sônia Chaves (PSDB). Como acontece anualmente, à oportunidade, foi feita a entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Por indicação do 2º Secretário do Parlamento Goiano, Álvaro Guimarães (PR), foram agraciadas a Escrevente Judiciária Tereza Alzira Rocha e a Presidente da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), Sheila Paiva de Andrade. Em entrevista à Rádio Difusora de Itumbiara, o Deputado ressaltou que a homenagem é extensiva a todas as mulheres goianas. “Muitas são as merecedoras dessa honraria, mas só podíamos indicar duas homenageadas. Tenho certeza de que a escolha foi acertada e que ambas representam dignamente as demais mulheres de nosso Estado”, declarou.
A Sessão foi presidida pelo deputado Valcenôr Braz (PTB). Entre as autoridades que compuseram a Mesa estavam o vice-governador José Eliton (DEM), a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Rogério Arédio Ferreira, que é esposo de Tereza Alzira.
Em seu discurso, Isaura Lemos falou sobre os acontecimentos que levaram 8 de março a ser escolhido como Dia Internacional da Mulher, citou conquistas históricas ocorridas até aqui e relacionou problemas que ainda existem como, por exemplo, a discriminação no campo profissional. A parlamentar defendeu também a participação da mulher na política como parte essencial da construção democrática. Sônia Chaves, por sua vez, reafirmou o desejo de dar um basta à discriminação, à violência e às desigualdades que ainda afetam as mulheres na busca de suas conquistas. A professora universitária Edsaura Maria Pereira discursou em nome das homenageadas.

As homenageadas
Tereza Alzira Rocha é natural de Itumbiara. Sua formação educacional foi desenvolvida em colégios religiosos como o Arquidiocesano de Itumbiara, Internato Sagrado Coração de Jesus em Araguari-MG e Colégio Santo Agostinho, em Goiânia. Foi nomeada Escrevente Judiciária em novembro de 1974 e Apostilada Tabeliã em abril de 1984. Casada com o Desembargador Rogério Arédio Ferreira, que recentemente foi empossado vice-presidente do TJ-GO, Tereza Alzira é, atualmente, Presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais.
Mineira de Itabira, Sheila Paiva de Andrade é formada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas – Núcleo da PUC/Minas. Casada com o itumbiarense Eduardo Pereira de Andrade, deixou inúmeras contribuições ao Município, com destaque para as áreas de Educação e Cultura. Fundou, em 1987, a Cooperativa de Ensino de Itumbiara, primeira instituição da modalidade no Brasil. Foi membro do grupo fundador da Sociedade de Amigos da Cultura de Itumbiara (SACI) e também da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), instituição da qual é presidente. Atualmente, Sheila Paiva de Andrade é, ainda, Diretora de Capacitação da Fundação Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água – UNESCO/Hidroex, com área de abrangência no Brasil e demais países da América Latina, África Portuguesa e Timor Leste.

Berenice Artiaga
Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, em 1950. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás depois que o PSD lançou sua candidatura no lugar do marido, Getulino Artiaga, assassinado durante um comício 20 dias antes das eleições. Na época, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN, tendo de um lado os Ludovicos e de outro os Caiados.
O militar e político Getulino Artiaga, ligado a Pedro Ludovico, disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD, quando foi morto. Eleita em seu lugar, Berenice Artiaga reelegeu-se deputada em 1954, fez parte da Mesa Diretora como Primeira Secretária, e permaneceu na Assembleia Legislativa até 1958. Atualmente, ainda vive, mas já debilitada em função da idade, e empresta o nome à comenda concedida pelo Parlamento Goiano às mulheres que se destacam no Estado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Prefeito Zé Gomes divulga programação do Arraiá 2012

21/06 - Patati e Patatá
22/06 - Fred e Gustavo
23/06 - Racyne e Rafael
24/06 - Mato Grosso e Mathias
25/06 - Amado Batista
26/06 - Victor e Léo
27/06 - João Neto e Frederico
28/06 - Chitãozinho e Xororó
29/06 - Alexandre Pires
30/06 - Daniel
01/07 - Zezé Di Camargo e Luciano

quarta-feira, 14 de março de 2012

BASTIDORES

Bom Jesus
Mantendo a tradição, o Rotary Bom Jesus estará presente na Expogro 2012 do município, com a promoção do Baile da Rainha e da Boate Móvel.
O aniversariante
Aniversariante do dia 07, o vereadcr presidente da Câmara Municipal de Itumbiara, Divino Bengala, recebeu telefonemas desde as primeiras horas e muitos abraços no decorrer do dia.
Trânsito Bom Jesus
A exemplo de Itumbiara e outras cidades, a Prefeitura de Bom Jesus criou a sua superitendência de trânsito, que visa monitorar o trafego e inalizar suas vias.
Zoonose
O Centro de Zoonose tem sido motivo de comentários nada elogiosos no facebook de muita gente.
Buriti Alegre
Com a intenção de repetir o sucesso de 2011, o clube CRBA receberá o Desfile de Miss e Mister Buriti Alegre 2012, dia 31 de março. Mais informações pelos telefones 8428-1688 e 8425- 1381.
Filantrópico
O senhor Filantrópico Vieira Sobrinho é pessoa que gosta muito de seu nome, por isso gosta de destacá-lo em panfletos e jornais. Ele garante que seu nome é único no mundo. Ele faz aniversário dia 28 de março.
O Carlinhos
O tal Carlos Augusto, conhecido Carlinhos Cachoeira, está criando problema para muita gente em Goiás e vizinhança. Dizem que ainda vem muita coisa por aí!
Granville
As margens do lado de Furnas, está o loteamento Granville 2 onde são vendidas chácaras de primeira qualidade, com destaque para a área verde. Informações: (64) 9265-4415/9282-9402/8151-8000.
Suzuki
Para satisfação de quem quer o bem de Itumbiara, as obras da Suzuki prosseguem ao lado da BR-153. Já a Suzuki distribuidora já funciona normalmente, também ao lado da BR- 153, Setor Industrial.
Ronaldo
O contabilista e ex-vereador Ronaldo Vieira não tem certeza se voltará a disputar vaga na Câmara Municipal de Itumbiara. “É, pois é, vamos veeeeer!”, diz ele.
Festa do trabalho
Está marcado para o dia 29 de abril, a Festa do Trabalho, onde será comemorado do Dia do Trabalho (1º de maio). Para o sucesso do evento, os sindicatos de trabalhadores do município se uniram. O evento acontecerá no Espaço Arraiá.
Cadê o engenheiro?
O profissional engenheiro que antes tinha dificuldade de arrumar emprego, onde está sendo procurado em todas as áreas. Na construção e área industrial, principalmente. Prefeituras e empresas na região têm dificuldade de encontrar este profissional para tocar obras.
Araporã
O programa do César Martins, na Rádio Álvorada FM, de Araporã, tem se destacado e a audiência é total, aos sábados pela manhã.
Buriti Alegre
Em Buriti Alegre, o ex-vereador e presidente da AABB Renato Leão, é sempre citado nas conversas como bom nome para vice-prefeito, nas várias coligações possíveis.
Ventilador, não!
Se depender do prefeito Zé Gomes, as salas de aula da nova UEG terão condicionadores de ar, ao invés de ventilador como previsto no projeto original. Em visita a obra na Universidade, Zé Gomes sugeriu a mudança. As escolas municipais de Itumbiara dispõe de condicionador de ar.
Bom Jesus
Os vereadores de Bom Jesus querem que o Estado conclua as obras paralisadas do CAIJ- Centro de Atendimento Infanto Juvenil, por isso estão cobrando agilidade do governo estadual. O jornal o regional publicou matéria, com foto, no início de fevereiro, onde fala da situação do local. Em ação proposta pelo promotor Daniel Pinhel Junior a justiça determina que o Estado de Goiás retome a obras do CAIJ.
Lua de mel
Ciente dos comentário de que estaria “rompido” com o prefeito Zé Gomes, o vereador Adebrair Bacada (PR) informou que “estou é de lua de mel com o senhor prefeito!”. Bacada contou que o prefeito tem atendido as reivindicações de suas bases políticas.
Taxas bancárias
Pior que os juros bancários, só as taxas que eles, os bancos, nos empurram “guela abaixo”. Vixe Maria! Fique de olho, confira os extratos.
Merrinha
Wilhiam Franco Bispo, o famosíssimo Mérrinha, reafirma sua posição de pré-candidato a vereador “com o apoio dos amigos, suas famílias e assim por diante!”, como ele mesmo garante.
Mulher no volante
Aquele ditado popular antigo que avisa: “mulher no volante é perigo contante” está fora de moda, basta ver o quanto aumentou o número de mulheres dirigindo, e bem, nas ruas deste país.
Realize
Dirigida pelo jornalista José Carlos Carol e seu filho Sheister Silva, a agência Realize atende na confecção de cartão de visita, cartazes, faixas, plotagem e outros. O endereço é Rua Leopoldo de Bulhões, 380. Fone 3404-6514.
Sic na Acii
Não ficou definido a data em que João Batista Martins Borges, secretário Municipal de Indústria e Comércio de Itumbiara, visitará, à convite, a Associação Comercial de Itumbiara.
Seci na Acii
Nesta quinta-feira, dia 15, o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Itumbiara- Seci, Ednomar Graciano dos Santos “Nonô”, estará participando de reunião com diretores e associados da Associação Comercial de Itumbiara.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rubens Otoni fala sobre vídeo divulgado em site da revista Veja


Na manhã desta sexta-feira, 9, o site da revista Veja publicou um vídeo de conversa entre o deputado Rubens Otoni (PT) e o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, acusado pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, por explorar caça-níqueis.
Otoni acredita que a publicação da conversa tem o objetivo de desviar a atenção das investigações da Operação Monte Carlo e de confundir a opinião pública. Segundo o deputado, a conversa a que se refere a matéria aconteceu há oito anos, quando lideranças políticas e empresariais do município de Anápolis o procuraram de boa fé para ajudar Cachoeira em questões relacionadas à sua empresa de produtos farmacêuticos, a Vitapan.
Rubens explica que na ocasião não teve como atender ao pedido do empresário e por isso passou a ser considerado inimigo de Cachoeira. “A partir daí, tenho sido sistematicamente perseguido e ameaçado. Seja por meio de escutas telefônicas, panfletos anônimos, divulgação do próprio vídeo. Sou vítima de ameaças nesses oito anos”, diz.
Segundo o parlamentar a apresentação do vídeo não é novidade. Ele já foi divulgado no segundo turno da campanha de 2004, em 2006, em 2008, e na campanha de 2010 foi mostrado para algumas pessoas na tentativa de prejudicar eleitoralmente o deputado.
Otoni diz ainda que acha importante que isso venha à tona, pois agora é possível dar os devidos esclarecimentos e colocar um ponto final nas ameaças das quais tem sido vítima. “Acho bom que isso apareça, até como forma de esclarecimento e de acabar de uma vez por todas com esse instrumento de chantagem”.
Rubens Otoni salienta ainda que qualquer problema que pudesse haver com contribuição, o que também não aconteceu, teria a ver com a campanha de 2004, quando foi candidato a prefeito de Anápolis e nada relacionado com as investigações da Operação Monte Carlo.

domingo, 4 de março de 2012

BASTIDORES

Silviano
Silviano Campos, diretor do Restaurante do Servidor, somou mais um ano de vida, dia 17. O Silviano é pessoa que tem a estima e o carinho da comunidade itumbiarense.
Ataíde Borges
A rodovia Ataíde Borges, que liga Itumbiara e Buriti Alegre, vem recebendo a atenção do Governo Estadual, com operação tapa-buraco. Estava precisando, mesmo!
Panamá
A imagem do Divino Pai Eterno, no trevo da cidade de Panamá (BR-153), foi reconstruída para alegria dos devotos do Santo. O local e a imagem do Divino, foram destruidos por um caminhão, em dezembro de 2011.
Creche na Castelo Branco
A administração do prefeito Zé Gomes deu início à construção de creche na Avenida Castelo Branco, Bairro Santa Maria, que irá beneficiar moradores, também dos bairros São João, Nossa Senhora da Saúde, Ulysses Guimarães e Dona Sinica.
Arrumar o que fazer
Como se não tivessem o que fazer, deputados federais querem acabar com a reeleição e fazer coincidir os mandatos dos prefeitos com os de presidentes, governadores e assim por diante. Mais uma mudança. Se der certo, em breve vamos ver um outro grupo de parlamentares, propondo que tudo volte a ser como antigamente.
Marcelo do Sacolão
O vereador Marcelo do Sacolão diz que seu partido, o PSC, não tem compromisso de apoiar este ou aquele candidato a prefeito em Itumbiara, como vem sendo alardeado. Ainda segundo o vereador, a orientação da direção estadual do PSC é de que os diretórios municipais decidam com quem coligar na próxima eleição.
Bom Vizinho
Está previsto para abril, a inauguração da nova sede do Supermercado Bom Vizinho, na rotatória das avenidas Goiatuba, Celso Maeda e João Paulo II.
Cachoeira Dourada
Também em Cachoeira Dourada, os panfletos com denúncia contra políticos está se tornando comum. Uma das vítimas é o vereador João Sapateiro, presidente da Câmara Municipal.
Clínica de Apoio
O secretário de Obras de Itumbiara, vice-prefeito Chico Balla, esteve na semana passada em visita às obras da Clínica de Apoio, que a Prefeitura e Câmara Municipal constroem em Barretos, para receber pessoas, de Itumbiara, que fazem tratamento contra o câncer naquela cidade.
Mais indústria
Itumbiara podera ter mais uma montadora de veículos. Um grupo de empresários esteve visitando a cidade. Existe, é claro, a disputa com outros municípios, como aconteceu no caso da Suzuki. Não custa acreditar!
Efraim no ar
O Pastor Efraim Soares começa, em março, seu programa na Rádio Difusora, sob as bençãos de dona Cleuza, diretora da emissora e do deputado Àlvaro Guimarães, presidente.
Suzuki
O jornal O Popular, de domingo, noticiou o que os itumbiarenses já sabiam: a Suzuki fica, meeeeeesmo em Itumbiara.
Aprender japonês
Em seu programa na Rádio Difusora, o jornalista Tom de Oliveira, ao falar sobre a presença da Suzuki em Itumbiara, disse que “agora, vamos ter de aprender a falar japonês, afinal logo estarão por aqui pessoas que só falam esta língua. Para atender bem, tem de falar japonês!”
Palestra CDL
Dia 09, a CDL de Itumbiara promove palestra “Revolução do batom”, direcionada às mulheres empreendedoras, a ser ministrada pelo conferencista Júlio César F. Franco. Mais informações: 3432-7700.
Disputa antecipada
Enquanto não chega o final de março, quando os pretensos candidatos a vereador, que tem cargo na administração municipal, deixam este cargos, os outros candidatos (pré), reclamam a tal “situação privilegiada”. O ano eleitoral está aí, apesar de que a campanha, oficial, está longe.
Museu de Itumbiara
Sidney Pereira de Almeida Neto, diretor do Palácio de Cultura de Itumbiara, tem feito trabalho que merece elogios ao promover, em exposições e outros meios, a cultura de sua cidade.
Centro de Convenção
A Associação Comercial de Itumbiara tem em seus projetos, para 2012, a mudança de local do seu Centro de Convenções.
Parque de Exposição
Também a diretoria do Sindicato Rural de o Itumbiara trabalha o seu antigo projeto, remodelado, de construir nova sede em novo parque de exposição. Na semana passada, o presidente do Sindicato, Rogério de Oliveira, e diretores da entidade, mantiveram encontro com o prefeito Zé Gomes. Na pauta, a troca de áreas com o município de Itumbiara para viabilizar o projeto.

Concessionária da Effa em Itumbiara

Está prevista para o dia 09 de março, a inauguração em Itumbiara da Leve Motors, concessionária da montadora de veículos Effa Motors.
De origem chinesa, a Effa tem projeto de instalar montadora no estado de Goiás.
Veículos
Esta empresa produz carros, vans, camionetes e outros utilitários que poderão ser adquiridas na agência de Itumbiara, na Avenida Modesto de Carvalho, Parque de Exposição.

D. Carminha e Isbéria darão nome a CMEI

A Administração do prefeito Zé Gomes deu início à construção de dois Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, sendo um no Bairro Santa Maria, na Avenida Castelo Branco, e outro na Rua Dona Geni (antiga 26), Bairro Paranaíba. O do Santa Maria levará o nome da professora Carminha Carvalho, ex-secretária Municipal de educação, e o do Paranaíba, terá o da ex-vereadora engenheira Isbéria Gomes de Toledo.

Recapeamento no Setor Rodoviário

A Prefeitura de Itumbiara deu início às obras de recapeamento no Setor Rodoviário, ao mesmo tempo que a operação tapa-buraco continua em diversos setores da cidade.

Mudança do Parque de Exposição

O prefeito Zé Gomes recebeu em seu gabinete, diretores do Sindicato Rural de Itumbiara, onde discutiram a possibilidade de permuta de áreas, de modo que viabilize o projeto de construção de novo parque de exposição e sede do Sindicato.