sexta-feira, 23 de maio de 2014

Presenças no "Café com o presidente", do Sindicato Rural de Itumbiara, dia 20

  





                           



     


BASTIDORES

Araporã 
O prefeito de Araporã, Ronaldo Sandre (PT), aniversariou dia 09 de maio,  quando foi cumprimentado por colegas de trabalho da Prefeitura, e por amigos de Araporã e cidades vizinhas.
Teatro Maria Perillo
O Teatro Maria Pires Perillo, de Itumbiara, tem chamado a atenção de todos que visitam o local, principalmente artistas de renome que se apresentam em seu palco. Construído na administração do ex-prefeito Zé Gomes, ele é um marco na cultura de Itumbiara.
Álvaro em Buriti
Na visita do Governador Marconi Perillo à Buriti Alegre, o deputado Álvaro Guimarães(PR) foi o único político itumbiarense que compareceu à solenidade.
Só Fonseca
A empresa Só Fonseca continua na Avenida Anhanguera, só que em novo endereço: no número 472, onde funcionou a Mais Fértil.
José Márcio
Professor José Márcio Margonari, coordenador regional do PT, nega que tenha sido convidado a reassumir a secretaria de Meio Ambiente de Itumbiara. Se for convidado,  explica o professor: “cabe ao partido decidir!”.
Mérito Lojista/ Itumbiara
Como informa o presidente da CDL de Itumbiara, empresário Mauro César Borges, o tradicional evento Mérito Lojista será realizado dia 23 de agosto, na sede social da entidade, que teve seu prédio reformado pela atual diretoria.
Deputados PMDB
Em reunião do Diretório Regional do PMDB, em Goiânia, o vereador Flausininho, a vereadora Eliana e  Borges e Fabinho da Prefeitura se apresentaram como pretensos candidatos a deputado estadual. Mas o diretório quer que Itumbiara tenha, também, candidato á deputado federal.
Bom Jesus
Existe a possibilidade, mas nada decidido, de Fernando Luiz (PMDB), ir até a Câmara Municipal de Bom Jesus, falar sobre sua situação no Tribunal Superior Eleitoral-TSE.
Buriti Alegre
Na semana passada, o ex-vice-prefeito de Buriti Alegre, Tiãozinho da Ótica, deixou o PTB filiando-se ao PR, em evento  no salão de eventos do Sindicato Rural.
Panamá
A Festa do Divino Pai Eterno acontece de 25 de junho até 06 de julho, na cidade de Panamá.
Buriti Alegre
Dia 19 de maio, aniversariou Ronaldo Cândido Martins, secretário de Governo do Município de Buriti Alegre.
Buriti Alegre
Segundo comentários, o ex-prefeito João Alfredo (PT), estaria se preparando para disputar eleição para prefeito de Buriti Alegre, na próxima eleição. Ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Disputa itumbiarense
Como já era esperado, mesmo antes de iniciar a campanha eleitoral, o “barulho” entre os grupos políticos já começou. O deputado Álvaro Guimarães e o ex-prefeito Zé Gomes, falam “forte e alto” defendendo suas posições.
Bom Jesus
Dia 28 tem “Manifestação  popular pacífica”em prol da segurança de Bom Jesus, com saída às 8h, da Praça Sebastião Antonio de Oliveira.
Deputado Clepino Araújo
Morreu, dia 18, o ex-deputado por Itumbiara, por 06 mandatos, Clepino Araújo, o “Pingo”. Um dos destaques de sua atuação, foi a inauguração da agência do Banco do Brasil em seu município. Para pegar empréstimo, era preciso ir até Buriti Alegre ou Uberlândia.
Ulysses Guimarães
Nos próximos dias, o prefeito Chico Balla leva máquinas para o recapeamento do Bairro Ulysses Guimarães.
Tucanos no 12 de outubro (I)
Os tucanos estão de volta ao Palácio 12 de Outubro. Esses “tucanos”, são os pássaros, nada a ver com o partido político, mesmo porque quem governa Itumbiara é o PTB. 
Tucanos no...(II)
Como já vem acontecendo há alguns anos, desde o governo do ex-prefeito Zé Gomes, nessa época , um casal de tucanos enfeita as árvores do Palácio 12 de Outubro. Eles podem ser vistos voando na região, ou na janela do gabinete do prefeito Chico Balla, como acontecia na  época de Zé Gomes.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

BASTIDORES

Está Claro?
O sistema de telefonia da Claro está nos deixando no “escuro”. Se antes era ruim e havia, sempre, muitas reclamações, agora está pior. Então, podemos dizer que éramos felizes quando estava ruim, porque agora está péssimo, sendo que em alguns momentos nem “sinal” existe. Está "Claro" a reclamação?
Festa de Santa Rita
Vai até o dia 25 , a tradicional Festa de Santa Rita, padroeira de Itumbiara, na Praça da República.
Feriado de Santa Rita 
Para quem não está lembrando, vem aí mais um feriado, Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira de Itumbiara, dia 22 de maio.
                                    Sindicato Rural
Está marcado para o dia 20 de maio, no Sindicato Rural de Itumbiara, mais um Café com o Presidente, início previsto para às 7h.
Caiado em Itumbiara
O deputado federal Ronaldo Caiado(DEM) esteve em visita à Itumbiara na semana passada, tendo visitado o Sindicato Rural, onde manteve encontro com  produtores rurais e com profissionais da saúde, e convidados, na Associação Médica.
Bom Jesus
Aniversariou dia 09 de maio, o líder ruralista e ex-presidente do Sindicato Rural de Bom Jesus, empresário Vilmar Rocha.
Terminal Rodoviário
A entrada para o estacionamento do Terminal Rodoviário de Itumbiara, onde funciona o Shopping Paranaíba, ficou em posição conflitante com o trânsito perigoso da Avenida Tancredo Neves. Para piorar, quem sai desse local, entra a esquerda, pois não tem placa informando que é contra-mão.
Bom Jesus
O presidente do PSDB de Bom Jesus, empresário Onaldo de Oliveira, aniversaria dia 16 maio em dia de comemoração e muita articulação política.
Terreno sujo
E aquele terreno sujo na Rua Natal Vasconcelos, ao lado do Mercado Velho e a  menos de 100 metros da Rua Benjamin Constant, centro da cidade? Que tal uma visitinha, hem, pessoal da postura!
Bom Jesus
Dia 28 de maio, às 8h, tem manifestação popular em Bom Jesus, em prol da segurança pública, com saída da Praça dos Três Poderes. “Caminhada Pacífica”, informa o panfleto distribuído nas ruas.
Lago UEG
Em requerimento, o vereador Expedito Costa, solicita que a Prefeitura de Itumbiara faça limpeza no lago da UEG. Está precisando mesmo.
Praça revitalizada
A  revitalização da Praça José Joaquim Leal, no Bairro Brasília,  onde começam (ou terminam) as ruas Rui de Almeida, João Manoel de Souza e Jacinto Brandão, com certeza melhorou o visual da região.
O prefeito Chico Balla não informou a data de inauguração da obra.
Flausininho
O vereador Flausininho  Domingos (PMDB) diz que seu nome está à disposição de seu partido, como pré-candidato a deputado estadual por Itumbiara e região.
Está acontecendo a Copa SESC em Itumbiara
Teve início, dia 07 de maio,  a 33ª Copa SESC, que esta acontecendo em Itumbiara em 08 modalidades esportivas.
O evento de lançamento dos jogos aconteceu no ginásio esportivo da Escola José Gomes Pereira, com a apresentação de equipes de municípios goianos e mineiros.
Nesta edição dos jogos, quase 200 mil atletas se farão presentes em cinco cidades de Goiás.
O patrono da 33ª Copa é o conselheiro do Senac e presidente do Sindlojas, José Carlos P. Ribeiro. O evento é uma realização do Sesc Goiás, com apoio da Caixa Federal e da Unimed.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bastidores

Ocupando espaço
O deputado federal Sandro Mabel (PMDB) desistiu de buscar a reeleição. Um dos mais beneficiados com esta decisão, é o pré-candidato a deputado federal Daniel Vilela (PMDB), quem tem como principal base as cidades de Aparecida de Goiânia e Jataí.
Cutucando
O deputado Álvaro Guimarães (PR), em seu programa na Rádio Difusora, aos sábados, fez críticas ao prefeito Joselir Soares (PSDB), de Cachoeira Dourada. Joselir definiu  apoio à candidatura a deputado estadual de Zé Antônio (PTB), que vai disputar voto com o deputado em Itumbiara e região.
Altas temperaturas
Com previsão certa de que na época da campanha eleitoral a disputa vai subir a altas temperaturas, tem gente evitando entrar em conflito, já que tem ligação pessoal com até três candidatos.
Bom Jesus: Eurípedes A. de Freitas comemora redutores
O empresário Eurípedes Antônio de Freitas, da Casa Brasília, comemora a instalação de redutores de velocidade no trevo de acesso à cidade de Bom Jesus, através da BR-452.
O empresário sempre foi um defensor da instalação destes redutores no trevo de acesso a Bom Jesus.
Coisas de feriados
Feriado é assim, tem uns que reclamam, dizendo que “traz prejuízos”, outros reclamam a falta deles. De verdade, todos gostam, desde que não afetem seus interesses(R$). Pois é, se preparem itumbiarenses, pois vem aí mais um deles, o Dia da Padroeira de Itumbiara, em 22 de maio. Obs: só no município de Itumbiara.
Bom Jesus
Dia 12 tem início as reuniões da Câmara Municipal de Bom Jesus, sob a presidência do vereador Marinésio Araújo (PSDB).
Araporã
O deputado estadual Zé Maia (PSDB-MG) e o pré-candidato a deputado federal, Caio Nárcio (foto) (PSDB-MG), estiveram em Araporã, dia 1º de maio, onde foram recebidos pelo empresário e ex-vereador Donizete Borges e outras lideranças, como os ex-vereadores Renata Borges e Cézar Teixeira. Zé Maia e Caio estiveram ainda na residência do ex-prefeito Valdir Inácio.
André Marinho atleta
O médico André Marinho, um daqueeeeeeeles atletas, participou com sucesso da Maratona do Sesi em Itumbiara. A foto mostra a satisfação do doutor.
Nomes do PMDB
Fabinho da Prefeitura e Henrique Borges, são nomes do PMDB com pretensão de sair candidato a deputado estadual pela legenda.
Deputado Luiz Meneses
Poucos se lembram, muitos nem ficaram sabendo, que Itumbiara teve um deputado de nome Luiz Meneses, figura de destaque que chegou a ser cogitado para governar Goiás, sob indicação do então governador Otávio Lage. Mas o governo em Brasília, na ditadura, preferiu Leonino Ramos Caiado.
Itumbiara
Quem ama Itumbiara, vai votar em candidato de Itumbiara!
Cachoeira Dourada
A vereadora Natália Prates (PSDB), de Cachoeira Dourada, conta que seu apoio, para deputado federal, vai para o secretário Giuseppe Vechi (PSDB) e confirma seu apoio para Álvaro Guimarães (PR).
Apoio na região
Segundo informações, o pré-candidato a  deputado estadual Zé Antônio (PTB), tem possibilidade de receber apoio de mais um prefeito na região.
Farol e Beija Flor
O prefeito Chico Balla determinou a realização de licitação para construção do Beija Flor e término da obra do Farol da Beira Rio.
No Rádio
As rádios Mega FM e Difusora, de Itumbiara, em fins de semana voltam seus microfones para entrevistas. O assunto, na maioria dos casos, é sobre politica eleitoral, principalmente.
Bom Jesus
O prefeito eleito de Bom Jesus, mas impedido de tomar posse, Fernando Luiz (PMDB), por decisão  da Justiça Eleitoral, conta que continua aguardando decisão do TSE, para saber se toma posse, ou não, na Prefeitura. Se a decisão não sair, o TRE em Goiânia não pode dar posse a ele ou marcar nova eleição. Enquanto isso, o povo espera.

Prefeito Chico Balla entrega cheques convênios de mais R$ 5 milhões com entidades assistenciais

O prefeito Chico Balla entregou, no último dia 30,  cheques convênios para 16 entidades que prestam serviço social em Itumbiara. Os convênios são renovados todos os anos para que as entidades contempladas possam receber subvenções da Prefeitura. Este ano eles serão  executados dentro do prazo de 09 meses, período em que serão repassados R$ 535.500,00 mil, divididos em parcelas. O benefício global ultrapassa em muito o valor da subvenção social às entidades. Pelo levantamento da Prefeitura, a cessão de funcionários ou bens imóveis e investimentos no setor totalizam R$ 5.099.763,00 anuais. Atualmente, 279 funcionários da Prefeitura de Itumbiara estão a serviço das entidades do município. "É extremante relevante a parceria com as entidades que têm contribuído para o atendimento assistencial a quem muito necessita de apoio do poder público," afirmou Chico Balla. Para o prefeito, esse recurso ajuda as entidades a realizarem da melhor forma a filantropia na cidade de Itumbiara. Além, dessa verba, consideramos de grande importância o convênio de mão de obra e cessão de bens, que vem como um reforço para o desenvolvimento do trabalho social. A APAE, responsável pelo atendimento de 180 crianças, jovens e adultos, recebeu uma verba de R$ 20 mil, recurso que, segundo a diretora da APAE, Sabrina Rodrigues Alves Adão, atende as necessidades financeiras da entidade. Ela salientou ainda que, o benefício é muito maior com a cessão de 20 servidores da prefeitura para diversas áreas. "Sem esses complementos seria impossível oferecer qualquer o atendimento. Essa parceria com a Prefeitura de Itumbiara representa quase 90% da ajuda que recebemos, disse a diretora.
PMEM - manutenção das escolas municipais
O prefeito Chico Balla entregou ainda, cheques aos diretores administrativos de 18 escolas municipais e 13 CMEIS. A verba é do Programa Municipal de Manutenção das Escolas Municipais de Itumbiara - PMEN, que visa a manutenção da estrutura física e pedagógica. A contribuição é repassada mensalmente. Na solenidade foram entregues cheques R$ 136 mil, referentes a duas parcelas de um montante de R$ 680 mil para este ano.
A solenidade aconteceu no Palácio da Águas, com a participação das entidades beneficiadas, que apresentaram várias homenagens ao prefeito Chico Balla e vice prefeito Zé Antônio.
Arraiá 2014
O prefeito Chico Balla  lançou, oficialmente, a Festa da Solidariedade, o Arraiá 2014, quando serão comemorados os 10 anos da festa..
 Um evento que ajuda na arrecadação de mais de 10 entidades filantrópicas. Dessa forma as entidades beneficiadas foram apresentadas aos convidados, bem como a programação oficial da 10ª edição Arraiá, que vai acontecer de 24 a 30 de junho, no Espaço Arraiá.

TJ-GO faz sequestro em contas bancárias da prefeitura para pagamento de ações judiciais

A Prefeitura de Itumbiara, no período de janeiro até abril deste ano, sofreu sequestros em suas contas bancárias de mais de R$ 800 mil para pagamento de dívidas trabalhistas.  Os sequestros não devem parar por aí e mais valores devem ser sacados pela justiça diretamente das contas municipais para pagamento de outras ações. A Prefeitura ainda pagou no mesmo período, o valor de quase R$1.600.000,00, referente a parcelamento de precatórios, conforme acordo que possui junto ao Tribunal de Justiça de Goiás, cujo valor mensal é de cerca de R$ 400.000,00, a serem pagos até dezembro.  Estes desembolsos, aliados às transferências constitucionais em baixa, têm dificultado cada vez mais a administração municipal, que tem que se virar para dar conta das suas obrigações.

Panamá

Festa do Divino Pai Eterno
A tradicional Festa do Divino Pai Eterno de Panamá tem programação definida de 26 de junho até 06 de julho, sendo abertura com procissão, dia 26,  saindo do trevo da BR-153 até o Santuário, no centro da cidade.

Cachoeira Dourada

 Programa Saúde em Movimento volta ao município
O município de Cachoeira Dourada recebe, nos dias 13 e 14 de maio, o Programa Saúde em Movimento, que estará na cidade, dia 13, e no Distrito de Nilópolis, dia 14.
O Saúde em Movimento, coordenado pelo médico George Morais, esposo da deputada Flávia Moraes, atende com consultas, exames e pequenas cirurgias.