segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Massa de renda da classe D ultrapassa a da classe B em 2010

São Paulo, 2 de agosto de 2010 - Formada por famílias com rendimento mensal entre um e três salários-mínimos, a classe D brasileira irá registrar pela primeira vez, em 2010, uma massa de renda anual superior à da população da classe B, que reúne as famílias que ganham por mês entre dez e 20 salários-mínimos. Com isso, passa a ocupar o segundo lugar nos estratos sociais em termos de consumo.
De acordo com o estudo elaborado pelo instituto Data Popular, as famílias da classe D deverão somar uma renda de R$ 381 bilhões até o final do ano, enquanto a classe B será responsável por uma massa de R$ 329 bilhões. Ambas ficam atrás somente da classe C, a chamada nova classe média, que terá à disposição rendimentos de R$ 428 bilhões. No total, a massa de renda para o Brasil resultará num volume de R$ 1,38 trilhões, valor projetado para 2010 a partir de uma estimativa de crescimento do PIB de 7% em relação a 2009.
Além dos rendimentos, a classe D também ultrapassou ou alcançou a classe B em cinco das oito principais categorias de consumo interno: alimentação dentro do lar (23,4% contra 15,5%), vestuário e assessórios (17,2% contra 16,9%), móveis eletrodomésticos e eletrônicos para o lar (18,7% contra 17,6%), medicamentos (19,3% contra 19,1%) e higiene, cuidados pessoais e limpeza do lar (empate de 18,6%).
O consultor Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, lembra que essa mudança é reflexo tanto do aumento dos rendimentos da população de baixa renda como da baixa penetração de posse de bens nessa faixa social. "Enquanto para a classe B a maior parte do gastos é reflexo da reposição de produtos, para a classe D é o passaporte de entrada no universo do consumo. Graças a esse novo cenário, o Brasil terá em 2010 o primeiro ano da melhor década de sua história. Os números, ao menos, apontam para isso", destaca Meirelles.
Sobre o Data Popular
Criado em 2001, o Data Popular é um instituto de pesquisas e consultoria que atua na produção de conhecimento sobre o consumidor emergente no Brasil. Com análises e projetos que avaliam a relação desse público com o mercado, especializou-se em apontar melhores formas de comunicação e interação das empresas com seu público-alvo. Entre os clientes atendidos pelo Data Popular estão Febraban, Casas Bahia, Grupo Pão de Açúcar, Itaú-Unibanco, Cielo, Grupo Silvio Santos, Grupo RBS, Portal Terra, Positivo Informática, Construtora Living, Camargo Corrêa, CPFL, CTBC, Eletropaulo, Fiat, Volkswagen, C&A, Pernambucanas, Droga Raia, Cacau Show, Mattel e Associação Comercial de São Paulo, entre outros.
Sobre Renato Meirelles
Publicitário com MBA em gestão de negócios pela ESPM, é sócio-diretor do Data Popular, instituto de pesquisas e consultorias com 10 anos de mercado. É autor do livro "Um jeito fácil de levar a vida - O guia para enfrentar situações novas sem medo" e foi colaborador em "Varejo para baixa renda". Também é idealizador do site "brasildeverdade.com", que apresenta notícias, dados e histórias sobre o comportamento do brasileiro emergente e suas relações com o mundo corporativo. No Data Popular, conduziu mais de 200 estudos, desenvolvendo projetos de pesquisa, posicionamento de marca e inovação para empresas de diversos setores.